Baú de Ciências

Estimulamos pessoas a refletirem sobre seu mundo utilizando as Ciências como ferramenta.

6 sites que todo(a) professor(a) de ciências deveria conhecer para enriquecer seu plano de aula e suas práticas educacionais no Ensino Fundamental

12/08/2015, por

Quero compartilhar 6 sites brasileiros que costumo consultar. Neles encontro orientações, inspirações e ideias para planejar as aulas ou ficar atualizado sobre assuntos ligados à educação. Como acontece comigo, creio que suas aulas ficarão mais interessantes e vão atrair a garotada.

Segredo: no final tem um conteúdo extra!

Existe algum site muito bom que não foi listado? Compartilhe conosco nos comentários! Queremos conhecê-lo também! Semana que vem nós vamos compartilhar uma lista de canais do Youtube bacanas para quem ensina!

Gostou? Aproveite e compartilhe com seus colegas este artigo!

1. MÃO NA MASSA

Neste site você encontrará material e assunto para o ano inteiro. Derivado do projeto francês La Main à La Pâte, o Mão na Massa baseia-se em uma metodologia que considera o estudante no centro de todas as etapas do ensino. Traz como principal proposta a alfabetização científica, articulando o desenvolvimento da expressão oral e escrita com a experimentação.

O caráter investigativo é a sua essência, que motiva o estudante a usar a criatividade e o raciocínio, e considera seus conhecimentos e visão de mundo ao longo do processo.

As atividades propostas são adequadas para trabalhar na educação infantil e no Ensino Fundamental I. Você vai gostar! Testado e comprovado por professores ao redor de todo o mundo.

Página inicial do braço brasileiro do projeto

2. GENTE QUE EDUCA E FUNDAÇÃO CIVITA

Gente que Educa é uma comunidade profissional para educadores onde você terá acesso a agenda de eventos, grupo de estudos, conexão com outros educadores.

É um ponto de encontro e troca de informações e experiências entre educadores. No portal você também tem acesso a outros sites (independentes) da Fundação Victor Civita:

  • Nova Escola, que contém diversos materiais para o dia-a-dia escolar, com planos de aula e reportagens;
  • Cursos Nova Escola, onde você pode fazer cursos sobre temas relacionados a matemática e leitura, por exemplo;
  • Gestão Escolar, onde você encontra diversos assuntos relacionados à gestão escolar como equipe, formação e administração;
  • Prêmio Educador Nota 10, que incentiva práticas que estão promovendo a transformação na educação;
  • Estudos e Pesquisas Educacionais, que trás diversos estudos e pesquisas sobre temas que envolvem a educação como avaliação, currículo, políticas públicas, entre outros.

Página da Nova Escola

3. PORVIR

Considero que este site é uma boa maneira para manter-se informado sobre assuntos e tendências na educação.

Todo educador deveria acompanhá-lo. Muitas ideias e metodologias surgem na educação e esse site traz aquelas que estão em pauta. Aplicativos, programas, plataformas e muitas outras indicações para você ficar por dentro também.

Página Inicial do porvir

Gostou do artigo até aqui?!

Então não perca nossas atualizações!

Insira seu e-mail ao lado >>>

4. PORTAL DO PROFESSOR

Você já conhece esta plataforma, certo?! Não?! Nela encontrei uma infinidade de recursos que me auxiliam nas aulas.

Bastante diversificado, contém inúmeras ferramentas de ensino e as formas de aplicá-las. Além disso, você encontra aulas prontas, vídeos, ideias, que com absoluta certeza o ajudarão a elaborar aulas mais interessantes e produtivas.

A plataforma permite que contribua e divulgue as aulas que você já criou ou criará. Não deixe de conhecer! Tenho certeza que você aproveitará muito.

Página do Portal do Professor

5. CIÊNCIA PARA TODOS

Projeto de extensão da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que distribuiu textos em linhas de ônibus da cidade.

Os textos trazem diversas curiosidades sobre os mais diversos temas. Fez bastante sucesso e são tão interessantes que costumo utilizá-los nas minhas aulas. Acesse o site para obtê-los.

Por exemplo, você já imaginou se ferir e se curar instantaneamente, tal como o personagem Wolverine do X-Men? Veja aqui como isso pode ser possível.

Página com textos do Ciência para todos/p>

6. FRONTEIRAS DA CIÊNCIA

Site da rádio Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É um sucesso!

Divulga a ciência trazendo temas atuais, como Educação Científica e Pensamento Crítico, Mundo Jurássico, O Homem Foi Mesmo até a Lua?, Aquecimento Global, Ciências e Pseudociências, Cura do Câncer, Dinossauros, entre muitos outros.

São muitos temas e curiosidades abordados por especialistas e pesquisadores que argumentam entre si, pautados em estudos sérios.

Você pode se surpreender com muitas das reportagens. Uma ótima maneira para ficar atualizado e levar novidades para a sala de aula.

Página do Fronteiras da Ciência

Esses são os sites que utilizo como guia. Espero que ajudem e facilitem seu planejamento ;)

Se souber de alguma novidade importante, vou atualizar a publicação. Semana que vem nós vamos compartilhar uma lista de canais do Youtube bacanas para quem ensina! Lembre-se de registrar seu e-mail mais abaixo para não perder as atualizações!

CONTEÚDO EXTRA

Você conhece a páginas das mostras / exposições científicas itinerantes do Baú?

Há 4 anos montamos exposições e mostras científicas com o intuito de proporcionar ao público visitante grande interações com o conhecimento.

Para cada uma das duas mostras feitas para o Sesc - SC, criamos uma página específica para professoras e professores. Nelas, indicamos atividades e materiais para poderem planejar suas aulas antes e depois da visita!

No momento, temos estas duas páginas com cerca de quatro atividades propostas cada:

comments powered by Disqus

Gostou do material?!

Então não perca nossas atualizações!

Insira seu e-mail ao lado e cadastre-se, assim vamos te ajudar!

Faça parte do grupo de professores que inovam!